domingo, 8 de abril de 2012

6. O que as organizações ganham ao adotar estratégia de Gestão do Conhecimento?


Como vimos no módulo I, o conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. Isto inclui, por sua vez, crenças e valores que se modificam de acordo com o meio em que as pessoas vivem. Esse conhecimento é obtido através da associação das informações, e pode ser usado para a tomada de decisão.
Com a globalização da economia, que é impulsionada, dentre outros fatores, pelo avanço da tecnologia da informação e das comunicações, o conhecimento se torna um recurso estratégico extremamente valioso no mundo dos negócios.  Porém, não há gestão do conhecimento se a empresa não souber gerir suas próprias informações. 
É de suma importância saber selecionar, extrair e armazenar apenas o que lhe é necessário e, principalmente, não adianta se saturar de informações e não saber agregá-las da melhor forma para a tomada de decisão. Agindo desta forma, a organização pode até perder sua posição de mercado, justamente por não saber qual informação utilizar e de que forma utiliza-la.
 Além disso, as organizações que utilizam a gestão do conhecimento investem muito mais no capital intelectual, o que acaba trazendo grandes benefícios para ela própria. Um exemplo disso ocorre quando os funcionários são ouvidos e valorizados, o que faz com que eles também se sintam responsáveis pelo desenvolvimento e pelo aprimoramento de processos da empresa.
Com o aproveitamento inteligente do conhecimento já existente, a organização se diferencia das concorrentes, existe uma grande probabilidade de redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos, além de uma maior agilidade na tomada de decisão, maximização do capital intelectual e otimização de processos.

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