domingo, 8 de abril de 2012

3. Quais a tendências da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) para os próximos anos e como as organizações irão se beneficiar disso;


Vive-se um momento favorável economicamente no Brasil, o que significa que as empresas possuem cada vez mais espaço para crescer e, portanto, possuem necessidades crescentes em investimento em TIC, Tecnologia de Informação e Computação. As tendências do TIC para este ano de 2012 seguem a mesma linha de 2011, com expansão principalmente em mobilidade, Cloud Computing e consumerização. A TIC tem sido tornado mais complexa de se gerir, mas também tem aumentado em muito o potencial de agregar valor a um negócio.
A Cloud Computing, segundo os especialistas, veio para ficar por oferecer maior segurança e privacidade de informações, uma vez que os dados ficam armazenados num ambiente interno com acesso restrito. Para quem não sabe ainda, a Cloud Computing se refere à utilização dos mais diversos aplicativos por meio da internet, com facilidade semelhante de tê-las instaladas no próprio computador, sendo utilizado em qualquer lugar e de maneira independente de plataforma. Pode até se fazer necessário que o usuário venha a instalar um programa cliente, mas a maior parte do processamento e todo o armazenamento são feitas na própria nuvem. O próprio fornecedor do serviço de nuvem se encarrega de fazer backup, controle de segurança e a sua manutenção, acarretando maior comodidade ao usuário. 
Além disto, a mobilidade se encontra no centro das atenções dos consumidores: o Brasil vive um momento econômico favorável e a classe média possui maior acesso a crédito. Procura-se, portanto, dispositivos móveis que aprimoram e agilizam as tomadas de decisões. Tablets e smartphones são os mais vendidos pois facilitam o processo de comunicação.
A consumerização também já é uma realidade, sendo conceituado como a utilização de dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho. Com isto, existe a transferência de custos pela empresa ao usuário, a satisfação do usuário em utilizar um dispositivo a sua escolha e que lhe agrada, além do fato de que existirá atualização do sistema de maneira mais eficiente. Mas uma preocupação da consumerização é de como evitar com que o usuário faça uso de maneira inadequada com o próprio instrumento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário