As TIC, ou tecnologias de informação
e comunicação, tem papel de extrema relevância no dia-a-dia da sociedade atual.
Computadores pessoais, smartphones e redes wi-fi já são parte integrante da
vida diária de milhares de pessoas ao redor do mundo. São, portanto,
imprescindíveis à comunicação rápida e a longas distâncias. Os membros de nossa equipe são usuários
dessas tecnologias e por esse motivo, podem contar experiências práticas
positivas e negativas vivenciadas no dia-a-dia.
Um exemplo de
experiência positiva com TIC foi vivenciado por Oto Gibson, membro do grupo,
que fazia um Intercâmbio cultural na Rússia. Ele fazia uso do Skype para se
comunicar em tempo real com sua família e amigos, de forma gratuita. O Skype é
um software aplicativo que funciona através da internet e permite a comunicação
por mensagens de voz, imagens e mensagens. Ele também permite fazer chamadas
para telefones fixos e celulares de qualquer lugar do mundo, por um preço
inferior ao de um telefone regular, o que torna a comunicação muito mais
acessível às pessoas ao redor do planeta.
Tempos
atrás, outro membro da equipe, Maria Luisa, perdeu inúmeros arquivos (fotos,
documentos pessoais e profissionais e músicas) que estavam salvos em seu computador
devido a um vírus incorporado ao seu notebook.
Ela não atualizava seu antivírus
periodicamente e fazia downloads em sites não muito confiáveis, o que resultou
na entrada de vírus danoso que prejudicou todos os seus arquivos. A experiência
negativa foi importante para ela compreendesse o quão é importante utilizar um
bom antivírus e fazer constantes atualizações no mesmo para evitar um possível
ataque de objetos estranhos.
Outra plataforma, ainda não muito
conhecida pelos brasileiros, porém muito utilizada por Fernanda, outro membro
da nossa equipe, é o WiZiQ.
É uma plataforma online que tem como
principal objetivo ser um canal para a execução de treinamentos e aulas online,
como uma sala de aulas virtual. Possui recursos como um “quadro branco”, onde o
professor pode escrever enquanto utiliza o microfone, além de outras abas, onde
podem ser feitos uploads de slides e outros recursos didáticos e uma espécie de
“chat”, que permite que as pessoas atendendo a aula possam interagir, questionando,
tirando dúvidas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário